Testamos! Maca peruana e tribulus terrestris

Olá, meninas, tudo bem com vocês? Essa semana falo sobre a maca peruana e o tribulus terrestris, dois exemplos de como a fitoterapia pode ajudar com questões relacionadas a sexualidade.  Para quem não sabe, fitoterapia é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças. É algo bem antigo, tão antigo quanto a humanidade, e agora voltou a ter bastante destaque. 

Essa ideia surgiu a partir de discussões em fóruns de sexualidade e dúvidas que algumas pacientes minhas trouxeram  em atendimento clinico: maca peruana e tribulus terrestri são eficazes para aumento da libido? Existem ervas ou alimentos afrodisíacos? Para entender mais, além de pesquisar sobre o tema, resolvi experimentar esses dois produtos para dividir essa experiência com vocês.

Maca peruana

Maca peruana, como é conhecida aqui no Brasil, é um tabernáculo (caule arredondado) de origem andina, muito parecida com o rabanete, alimento rico em polivitaminicos (vitamina B, D e E), poliminerias (zinco, cálcio, magnésio) e uma lista de nutrientes. Não demorou muito para que chamasse atenção do brasileiros e passasse a ser consumida em pó ou cápsulas.

que nem mocinha - maca peruana

Com vocês, a maca peruana!

Diz a lenda que no auge do império  Inca, os guerreiros consumiam maca antes de começar a batalha, o que os tornava muito fortes. Mas depois de vencerem, os soldados eram proibidos de consumir mais, para proteger as mulheres de seus poderosos impulsos sexuais.

Um estudo publicado no Asian Journal of Andrology observou os efeitos da maca (in natura) em homens  e mulheres com idades entre 24 e 44 anos durante quatro meses. Os resultados mostraram aumento da quantidade de sêmen, na contagem de espermatozóides e aumento do desejo sexual. O grupo de mulheres relataram aumento de 30% na frequência e desejo sexual bem como aumento de estrogênio e progesterona.

Acredita-se que o alimento tenha ação sobre o hipotálamo e as glândulas suprarrenais,  o que justifica efeito estimulante.

Minha experiência

Adquiri minha maca peruana em cápsula nessas lojas fitoterapicas, e passei a consumir a cada 8 horas. Depois dos cinco primeiros dias senti que muito mais disposta para encarar o dia, cheguei a trabalhar 12 horas por dia e quando chegava em casa, fazia faxina, brincava com a filhota e ainda tinha vontade de transar.

Senti algo muito maior relacionado a disposição do que a libido propriamente dito, apesar que acredito que energia e libido são tão simbioticas que quase são a mesma coisa.

Algumas marcas de cosméticos sensuais já estão adicionando a maca peruana aos seus produtos, como é o caso da INTT. Durante a Sexy Fair 2017, nós passamos no stand deles para saber quais eram as novidades que eles tinham levado para a feira. Entre elas, havia o Orgastic em cápsula, feito justamente com a maca peruana. Quer saber mais? Dá uma olhadinha no vídeo que fizemos:

Tribulus terrestris

Tribulus terrestris é um fitoterápico proveniente de uma erva encontrada em várias partes do mundo, principalmente no Mediterrâneo. Ela tem em sua composição substâncias como saponinas, alcaloides e flavonoides, que atuam em nossas glândulas supra-renais aumentando os níveis de testosterona – sim, mulheres tem testosterona! Só que a quantidade é bem menor comparada a dos homens (de 20 a 30 vezes menor), mas mesmo assim esse hormônio é super importante: ele estimula a libido feminina e também mantém a nossa massa muscular.

que nem mocinha - maca peruana - tribulus

Simpática, não?

Já foram realizadas várias pesquisas com o tribulus, algumas com ratos castrados, nas quais não apontou aumento de testosterona no grupo controle.

Editado: Apesar de vários testes não apontarem o aumento de testosterona, algumas mulheres relataram o aumento dos pelos faciais em quem já tinha essa tendência. Outras também falaram que sofreram com aumento da irritabilidade e da presença de acne.

A UNIFESP atualmente realiza essa pesquisa com mulheres que sofrem com Desejo Sexual Hipoativo em consequência da baixa produtividade da testosterona. Ainda não há resultado a respeito, então só nos resta aguardar.

Minha experiência

Comprei o tribulus em pó, e passei a tomar nas primeiras horas do dia e a noite. O resultado? Disposição física para trabalhar, estudar, viajar e, claro!, transar.

Acredito muito que por estar estimulada, lendo muito sobre estimulante sexual natural, falando com  pessoas a respeito, estava muito mais propicia a querer ter relações. Então novamente não descarto que a maca peruana e o tribulus possam ter agido também como placebo; afinal acreditar que algo vai acontecer e sentir essa segurança em relação a isso me conectou ainda mais com o sexo.

Para quem quiser se aventurar, comprei a maca peruana e o tribulus da marca Elixir (exclusiva da loja Mundo Verde). Se vocês curtiram a matéria ou querem tirar alguma dúvida, só escrever nesse caixinha aqui embaixo. Quer anonimato? Não tem problema: envie um e-mail para erika@quenemmocinha.com

2 comments

  1. Fernanda says:

    Oi Erika!
    Fiquei interessada em consumir a maca peruana porém eu tomo anticoncepcional. Você sabe se por aumentar os níveis de progesterona e estrogênio ela inibe o efeito da pílula? Ou é seguro utilizar os dois?

    • Thayanne Porto
      Thayanne Porto says:

      Oi, Fernanda! Pode ficar tranquila: o uso da maca peruana não diminui o efeito contraceptivo da pílula. 😉

Deixe uma resposta