Sobre rótulos, gênero e orientação sexual

Adoramos quando vocês nos mandam perguntas! A pauta de hoje foi sugerida por uma leitora, que está confusa sobre gêneros, sexualidade e sobre seus sentimentos:

To em parafuso….
Sempre fui hetera….e me apaixonei sem mais nem menos por meu amigo, um homem trans.
É muito confuso todos esses rótulos, todas essa questão da teoria queer mas to muito perdida e queria muito a opinião de alguém que manje esse paranaue.
Em fim…
Vlw
E parabéns pelo blog.

Antes de mais nada, vou explicar conceitos diferentes, mas que causam estranheza e falta de entendimento. São eles:

 

Identidade  e Expressão de Gênero

É forma como a pessoa se apresenta, sua aparência e seu comportamento, de acordo com expectativas sociais de aparência e comportamento de um determinado gênero. Depende da cultura em que a pessoa vive, e não do seu sexo biológico.

  • Mulher e homem cis (identifica com o seu sexo que foi designado ao nascer)
  • Transexuais (pessoas nascidas de um determinado sexo biológico, mas que se identificam com o sexo biológico oposto)
  • Não Binário (não se enquadra no binarismo homem X mulher)

Sexo biológico

É a classificação biológica das pessoas como machos ou fêmeas, baseada em características orgânicas como cromossomos, níveis hormonais, órgãos genitais.

  • Mulher
  • Homem
  • Intersexual (presença de ambos os sexos de forma física ou hormonal)
que nem mocinha - genero - coelho

Ouçam o coelhinho!

Orientação Sexual

É a atração afetivo-sexual por alguém. As mais divulgadas são:

  • Heterossexualidade (atração sexual pelo sexo oposto)
  • Homossexualidade (atração sexual pelo mesmo sexo)
  • Bissexualidade (atração sexual por ambos o sexo dentro do binarismo homem x mulher)
  • Pansexualidade (atração sexual  por pessoas indiferente do sexo ou sua identidade de gênero)
  • Assexualidade (não sente atração física nem por homens nem por mulheres e geralmente não tem atividade sexual).

E como isso se encaixa nos relacionamentos?

Muita gente confunde identidade de gênero e orientação sexual. Muita gente acha que as travestis são homossexuais, pois, o fato dessas pessoas portarem, em seus corpos, elementos mais femininos, leva a grande maioria das outras pessoas a afirmarem que a travesti se sente, necessariamente, atraída por homens. Mas não é bem por aí.

Sim, a travesti pode se sentir atraída por homens – mas não é regra. Ela pode ser desejo afetivo e sexual por homens, mulheres, pelos dois, e por outras travestis. Identidade de gênero é como você se identifica, enquanto orientação sexual é por quem você é atraído. Uma coisa não influencia a outra, ok?

Vamos falar de rótulos?

Tudo que mencionei acima são conceitos, porque desde que que o mundo foi criado o ser humano tem a necessidade de se  enquadrar dentro de algum tipo de regra estipulado por ele mesmo. Ou seja, o rótulo, que pode aproximar ou distanciar as pessoas.

Mesmo que o rotulo nos dê certa segurança em alguns casos, pode nos limitar e oprimir. Você tem que se perguntar o seguinte: O amor cabe rotulo? Ao amor cabe regra? Cabe conceito cientifico ou textões de redes socias?

O teu sentimento existe, e se vocês forem conscientes  desse afeto, por que não se permitir a viver essa história?

Nossa querida leitora, independente de qualquer classificação sobre sua orientação sexual ou até mesmo a identidade de gênero que seu amigo se identifica, vocês ainda são e serão as mesmas pessoas a qual já existe o carinho da amizade. O amor deveria ser imune a essas questões, deveria apenas ser vivido e consentido.

Não se preocupe com rótulos e teorias, se seu sentimento é real, viva e deixe que a sociedade continue a ser hipócrita e burocrática.

3 comments

  1. Roberta Munhos says:

    olá meninas

    estou bem perdida e triste com minha situação, meu namorado foi diagnosticado com HIV, eu até o momento não fui diagnosticada como portadora do virus.
    Eu pensei várias vezes em terminar, mas eu o amo e mesmo com essa “encrenca toda” eu queria muito viver minha feminilidade de forma plena ao lado do homem q amo.
    Por favor falem como e se é possivel, eu ter uma vida sexual com ele e quais são as precauções q devemos ter.

    obrigada

Deixe uma resposta