Prudence Softcup: Testamos e aprovamos!

Olá, mocinhas! Como vocês passaram a virada do ano? Espero que tenha corrido tudo bem e que 2017 venha cheio de realizações, delícias e muita coisa boa para todas nós! ❤ E vamos começar o ano bem, com uma resenha sobre um produto que eu usei e fiquei maravilhada. Testei o Prudence Softcup, coletor descartável da Prudence. Antes de começarmos, quero deixar bem claro que esse não é um post patrocinado. Eu não ganhei o produto, fui na farmácia e comprei.

Na quinta-feira, dia 29, minha querida amiga menstruação bateu na minha porta com uma trouxinha de mala e falou “vou ficar com você por alguns dias”. Fiquei meio chateada não só porque eu iria passar o Ano-Novo menstruada mas também porque eu não poderia ir à piscina no fim de semana. E eu moro no Rio de Janeiro, e, durante o verão, a mínima é de 35º na sombra. Quente para caralho, se vocês não se importarem com o palavrão. Ficar de bobeira na piscina ou no mar é mais do que um momento de lazer, é quase um kit de sobrevivência.

que nem mocinha - prudence softcup

Uma representação bem fiel de uma família reunida no Hell de Janeiro

Resolvi, então, que era hora de testar algo que eu vinha namorando há um tempo nas farmácias: o Prudence Softcup, o coletor descartável da Prudence. Já queria experimentar depois de ler a experiência da Erika com um coletor da Fleurity, mas antes queria saber se o meu corpo iria se ajustar bem. O descartável tem essa vantagem: o custo é bem menor e, se você não se adaptar, a “facada” não é tão grande assim, além de poder repassar os não-usados para frente.

que nem mocinha - resenha prudence softcup

O que diz o produto

O Prudence Sotfcup foi desenvolvido por um mulher e é diferente dos coletores tradicionais: ele tem um tamanho único e, por isso, tem a garantia de encaixar perfeitamente em quase todos os corpos. Outra diferença é que ele fica inteiramente alojado no fundo do saco vaginal, atrás do osso público, e não alcança o canal vaginal. O tamanho não permite que o coletor se perca dentro de você e, além disto, só é possível retirá-lo por onde foi colocado, ou seja, pela entrada da sua vagina.

que nem mocinha - prudence softcupO formato também é inovador: possui apenas uma “fina argola” (na minha opinião, não tão fina assim), que é flexível. O restante do coletor é feito de um material que se assemelha muito a um plástico. Para colocar, é bem simples: você aperta o aro com a ponta dos dedos, formando um oito e introduz dessa forma o produto na vagina. Mas tem que colocar tudo, viu? Tem esse vídeo que explica melhor como colocar e tirar:

De acordo com a marca, se o Producente Softcup está inserido corretamente, você não o sente. Então, se você está sentindo algum tipo de incômodo, retire-o e tente novamente. O produto pode ser usado por um período de até 12 horas, mas como cada mulher é diferente, existe a possibilidade de precisar trocar o coletor antes desse tempo, mas nunca ultrapasse o tempo máximo, ok?

Se vocês se preocupam com o xixi, relaxe. Funciona da mesma forma que os outros coletores, porque ele não é inserido na ureta. De acordo com o manual, “um pequeno vazamento durante a micção ou defecação é normal e não irá ocorrer mais tarde, se o Prudence Softcup estiver colocado corretamente”.

Porém, seu maior diferencial é que, segundo a marca, você pode ter relações sexuais enquanto estiver menstruada sem transformar a cama em uma cena de guerra. Nem você nem o parceiro ou parceira irão sentir o coletor. Eles só recomendam que, nos dias de maior fluxo, você insira um novo Prudence Softcup antes do sexo.

Na prática

Com a caixinha em mãos, fui para o banheiro começar a saga. Achei super tranquilo de colocar, foi só seguir o que diz na caixinha. Nas duas vezes que eu coloquei, foi sem problemas e realmente não senti nenhum incômodo. Mas confesso que, justo por isso, me senti super estranha. Era como se eu não estivesse usando nada em plena menstruação, o que dá aquele friozinho na barriga. Meu namorado até brincou comigo, disse que eu estava andando engraçado — e estava mesmo. Nos primeiros minutos, eu achei com as pernas bem coladas, com medo de vazar.

Mas não vazou! Eu usei o coletor em dois dias diferentes, com o mesmo objetivo: ficar na piscina. No primeiro, eu estava mais tensa e mal me mexia. Já no segundo, eu estava mais tranquila, e só “deu ruim” no início, porque eu coloquei errado. Descobri porque estava incomodando, bem como dizia o encarte. Depois que eu ajeitei, tudo correu bem e eu até brinquei de cinco cortes e.. Nada aconteceu.

prudence softcup - gif

Para tirar, também foi de boas. A marca recomenda que você remova o coletor sentada no vaso sanitário com os joelhos afastados, ou agachada na hora do banho. Deve-se lavar as mãos (higiene sempre!), relaxar e inserir o dedo na vagina para “engachar” sob o aro do Softcup. Comece a tirar lentamente, mantendo sempre na horizontal. Não puxe para baixo como nós costumamos fazer com absorventes internos porque isso pode provocar vazamento. Apenas puxe lenta e progressivamente. Para quem já manja do pompoarismo, é ainda mais fácil, porque a prática aumenta o controle sobre os músculos pélvicos.

Sexo oral

Claro que eu não ia perder a oportunidade testar se o Prudence Softcup é realmente “usável” para as relações sexuais. Fui aos poucos e, na hora do sexo oral, confesso que eu estava um pouco tensa. Mas foi ótimo e eu finalmente entendi porque muitas mulheres curtem ter relações nessa época do mês. De fato, ficamos bem mais sensíveis — só que nunca aproveitei porque não me sentia muito confortável com todo o sangue.

Para a hora do sexo oral, foi 10/10 de aproveitamento para ambas as partes. De acordo com o boy, nem dá para perceber nada e ele não sentiu gosto de sangue. Ou seja, tudo ficou onde deveria ficar.

E para a penetração, também posso usar o Prudence Softcup?

Então… Eu tentei e não me senti 100% confortável, mas por medo meu. Se vocês quiserem tentar, super apoio, só lembrando que o coletor não serve como método contraceptivo. Então, usem camisinha! E nem vem com aquele papo de “pode transar sem camisinha durante a menstruação que não engravida” porque isso é MENTIRA. Você corre risco de engravidar se fazer sexo sem proteção, mesmo quando está de chico.

Atenção!

Se você usa DIU, cuidado ao usar o Pruducente Softcup. Quando você retirar o coletor, seu dispositivo pode desalojar, deslocar e até mesmo sair. Se você já teve síndrome do choque tóxico (SCT), não pode usar esse coletor nem nenhum outro produto de uso interno, ok? Se você já pariu, teve um aborto ou caso nunca teve relações sexuais, consulte um médico antes.

Em resumo…

Na minha opinião, super vale a pena comprar o Pruducente Softcup! Comprei o meu na Pacheco por 25 reais. A caixinha vem com quatro coletores, o que dá R$ 6,25 para cada um. O preço é meio salgado, ainda mais porque você só pode usar um por até 12 horas. Porém, se você transar menstruada e testar um coletor, se joga. Realmente não senti nada enquanto usava, nem na piscina nem na cama.

E vocês? Já testaram ou nunca nem ouviram falar? Deixem suas impressões e dúvidas nos comentários!

5 comments

  1. Nathaly says:

    Estava pesquisando sobre coletor menstrual e acabei aqui.Como amo viajar e ficar na água pretendo investir no coletor. Não sabia que existia desse tipo. Acho que vou testar também.
    Parabéns pelo post. Super detalhadinho.

    • Thayanne Porto
      Thayanne Porto says:

      Oi, Nathaly!

      É uma boa ideia. Eu gostei bastante, mas realmente varia. Não é todo mundo que se sente confortável. Conta depois o que você achou!

  2. Natalia Sapienza says:

    eu comprei e coloquei um dia e vazou.
    fiquei apavorada de nao conseguir mais tirar o troço de dentro e voltei pro absorvente normal D:
    Eu tentava arrumar e parecia que nao ia. Eu fiquei muito chateada por nao ter dado certo.
    Eu li essa sua postagem e acho que vou tentar de novo no proximo ciclo com mais calma. Queria mesmo era comprar o copinho, sabe?

Deixe uma resposta