O guia da primeira menstruação

A primeira menstruação é vista como um ritual de passagem, em que as meninas viram mulheres. A menarca, como é chamada a primeira regra, costuma ocorrer entre 9 e 16 anos, sendo mais comum entre 11 e 13 anos. Se você já passou por isso, sabe que é um momento bem delicado, quando muitas mudanças acontecem de uma vez só – e nem todas as garotas estavam preparadas. Por isso, saímos um pouquinho da nossa zona de conforto e hoje vamos falar com as mocinhas mais novas, que estão se preparando para esse momento tão importante. 

O que é a menarca?

Como eu disse ali em cima, “menarca” é o nome que se dá para a primeira menstruação. Ela acontece porque os seus ovários começaram a produzir hormônios que marcam o início da puberdade e é apenas uma das muitas alterações que seu corpo vai sofrer por influência hormonal ao longo da adolescência – acredite, vai ser um longo caminho.

Apesar da primeira menstruação marcar o início da vida fértil, ela nem sempre está associada a uma ovulação, nome dado ao momento em que o ovário libera o óvulo para que ele chegue até as trompas. Isso significa, em outras palavras, que o seu útero está pronto para receber um bebê.

Voltando a menarca: ela pode ocorrer apenas por ação do estrogênio (hormônio feminino) sobre o endométrio, que é o tecido que recobre a parede interna do útero. Após a primeira regra, porém, a tendência é que a você comece a ovular, inicialmente de forma irregular, o que se traduz por ciclos menstruais também irregulares, e, com o passar dos anos, de forma mais regular e previsível. Teoricamente, é claro. Eu, por exemplo, menstruo há mais de dez anos e meu ciclo não regularizou – o que não significa que tenha algo de errado.

Sintomas que a primeira menstruação está vindo

• Crescimento dos seios: 

O processo inteiro para os seus seios se desenvolverem completamente, pode levar até quatro anos. Porém, sua menstruação deve vir dois anos depois do início desse desenvolvimento.

• Pelos pubianos: 

Depois que os seios começam a crescer, surgem pelos na maior parte do corpo. Eles começam finos e macios, mas engrossam com o passar do tempo. A menstruação costuma vir um ou dois anos depois disso.

Já que estamos nesse tópico, queria deixar claro que pelos não são nojentos nem significam falta de higiene. Eles fazem parte do seu corpo e protegem a sua pele, então levem isso em consideração quando resolverem fazer uma depilação completa. Os médicos são contra a retirada total de pelos, já que isso aumenta o risco de infecções na área.

• Secreção vaginal: 

A secreção vaginal é um fluido branco ou amarelado e significa que sua menstruação deve vir nos próximos meses. Algumas meninas optam por usar protetores diários para não sujarem as calcinhas, mas esse hábito também é mal visto por alguns profissionais da saúde, que alegam que o uso frequente desses protetores abafam a região, prolongando a secreção.

O que esperar?

Isso varia de menina para menina, é claro. Eu, por exemplo, senti muita cólica no segundo dia – e isso acabou sendo uma premonição, já que é o dia que eu mais sofro até hoje, mais de dez anos depois da minha menarca.

que nem mocinha - primeira menstruação - cólica

É O INFERNO

Mas, de modo geral, os ciclos costumam ser bem irregulares nos primeiros meses; eles só devem se regularizar depois de dois anos. Mais uma vez, isso varia bastante: o meu até hoje é irregular, o que me faz ter mini ataques cardíacos mensais desde que eu parei de tomar o anticoncepcional. Além disso, a primeira regra pode ser mais curta que as seguintes, com apenas um pouco de sangramento.

Então… Já posso engravidar?

SIM! Porém, é importante lembrar que você pode engravidar antes mesmo da sua primeira menstruação. Quando vocês escolherem iniciar a vida sexual, lembrem-se sempre de usar camisinha. Além de ser um dos métodos contraceptivos mais eficazes, é o único que previne contra a maioria das doenças sexualmente transmissíveis, como o HIV e o HPV.

Nossas dicas

O que seria desse post se a gente não desse algumas dicas, não é mesmo? Anotem aí:

• Não se compare às suas amigas. Cada uma tem o seu relógio biológico e não é porque elas já menstruaram e você não que tem algo de errado contigo.

• Se você identificou os sintomas que estão ali em cima, uma boa dica é fazer um kitzinho com um absorvente, um protetor diário, uma calcinha limpa e algum remédio que alivia a cólica. Quando eu sei que estou para ficar menstruada, não saio sem o meu kit de casa.

que nem mocinha - primeira menstruação - absorvente

Aqui está!

• Ficou menstruada pela primeira vez na escola? Respira fundo e não entre em pânico. Papel higiênico pode servir como um absorvente em casos de emergência. Veja se suas amigas têm algum absorvente e, se não, peça ajuda para aquela professora mais legal ou para a enfermeira. A maioria dos colégios tem absorventes justamente para esse tipo de caso.

• A partir do momento que sua menstruação descer, baixe um aplicativo que monitora seu período menstrual. Ele vai te ajudar a ter uma noção de quando você deve se preparar para “aqueles dias”. Se você não quiser ou tem vergonha que alguém verá o app no seu celular, pode anotar na sua agenda ou ter um código que só você sabe. Eu uso os dois e, na minha agenda, coloco uma gotinha do lado da data que eu fiquei menstruada para saber mais ou menos quando deve ficar no mês seguinte.

Essas foram as nossas dicas! Espero que vocês tenham gostado e aproveitado elas. Qualquer dúvida a mais, é só perguntar ❤

One comment

Deixe uma resposta