Lidando com as mudanças depois de parar com o AC

Em breve, vão fazer dois aninhos que eu estou sem tomar anticoncepcional. Tudo começou aqui e muita coisa mudou nesse tempo. Além de colocar o DIU de cobre, aprendi muito sobre meu corpinho, seu ciclo e como ele se transforma e reage à minha vida. Está sendo uma experiência bem louca e até hoje eu descubro coisas novas sobre a vida sem contracepção hormonal. Para quem parou com a pílula há pouco tempo, as mudanças são mais significativas e intensas. Por isso, separei algumas dicas que me ajudaram bastante nos primeiros meses. <3

Monitore seu ciclo menstrual com um app

Uma das poucas coisas que eu sinto falta de tomar anticoncepcional é saber quando minha menstruação vai descer. É horrível se programar para um fim de semana de praia e, na véspera, começar a sentir cólicas. O lado bom de ficar livre dos hormônios é que você passa a conhecer mais o seu corpo e os sinais que ele dá para avisar que “aqueles dias” estão chegando. Eu, por exemplo, fico inchada, com azia e uma vontade muito louca de comer joelho/italiano/seja lá como vocês conhecem essa salgado.

que nem mocinha - dicas ac - gif 1

A questão é: quando paramos com o anticoncepcional, nossos ovários podem precisar de um tempo para voltar a produzir seus hormônios. E mesmo depois que tudo se regulariza, nem sempre eles são tão pontuais. Isso, mocinhas, é natural. A maioria das mulheres têm ciclos irregulares. Não tem como controlar isso sem os hormônios, mas podemos usar a tecnologia para monitorar nossos ciclos. Existem vários aplicativos e atualmente eu uso o Flo. Ele é bem tranquilinho e intuitivo, fácil fácil de usar.

que nem mocinha - lidando com mudanças - flo

Como eu falei, estas alterações “pequenas” são normais. Agora, se elas forem muito grandes – muito tempo sem menstruar ou menstruar duas vezes no mesmo mês –, o recomendado é procurar uma ginecologista. A profissional vai pedir alguns exames para ver se tá tudo funcionando direitinho. Para saber se tem algo a se preocupar, anote as datas e durações da menstruação.

Alteração de peso

Medicamentos como o anticoncepcional podem causar retenção de líquidos. Assim, depois que paramos com a pílula, essa retenção costuma ser reduzida. Porém, ela pode piorar nos primeiros meses e a mocinha pode ganhar peso em vez de perder, que é o mais comum. Isso acontece devido ao aumento do apetite, indisposição para atividades físicas e maior desejo por doces – “efeitos colaterais” causados pela interrupção da descarga de hormônios.

Para evitar isso, aposte em uma alimentação saudável. Invista em alimentos com cálcio, vitamina B6 e magnésio, como legumes, frutas, verduras, peixes e cereais integrais. Eles ajudam o corpo a equilibrar os níveis de hormônios e eliminar toxinas, que pioram a retenção de líquidos e o mau humor. Já as atividades físicas ajudam a melhorar a circulação e liberam endorfina, que alivia as dores e relaxa o organismo.

que nem mocinha - parar com o ac - nicki

Mas lembrem-se que magreza não é sinônimo de saúde ou beleza. Cada corpo é lindo da sua forma. Uma coisa que eu aprendi na vida é o seguinte: você tem que fazer exercícios regulares, dormir bem e se alimentar direito. Esse é o segredo de uma vida equilibrada e saudável. Fazendo isso, seu corpo vai assumir a forma que for melhor para ele.

Ache uma rotina de pele que funcione para você

Uma das reclamações mais comum de quem para com o anticoncepcional é que a pele fica bem oleosa. Normal! A composição hormonal da maioria das pílulas inibe a secreção de oleosidade. Enquanto tomamos, nossa pele fica 10/10, mas quando paramos… A coisa pode ficar feia. A primeira coisa que vocês devem fazer é procurar uma dermatologista. Vou ser sincera e dizer que nem sempre você vai acertar de primeira. Fui numa consulta e a médica mal olhou para mim e passou produtos que, juntos, foram mais de 300 reais.

que nem mocinha - lidando com mudanças - outch

E o pior é que nem fez efeito…

E aí eu fui em outra e os produtos deram uma melhoradinha na minha pele, mas nada grandioso. Foi quando eu resolvi testar o sabonete facial Fresh Farmacy da Lush e meu coração se derreteu de amor! Pequeno parenteses para falar dessa marca, que produz cosméticos de forma artesanal e sem testes em animais. Mais de 80% dos itens que eles vendem são veganos, ou seja, não usam nada de origem animal em suas fórmulas. A Lush também não faz parcerias ou negócios com fornecedores que efetuam testes em animais para qualquer propósito. Muito amor, cara! <3

O preço do sabonete é meio salgado (100g = R$ 59,90), mas valeu muito a pena para mim. Ele acalma a pele, diminuindo os inchaços causados pelas espinhas e acnes. A textura é super gostosinha e limpa MUITO bem! Uso duas vezes por dia, de manhã e de noite. Fico com aquela sensação diliça de pele fresca e limpa. Para complementar, à noite eu uso o toner da Clean&Clear e uma vez por semana eu uso o esfoliante deles. Quando eu saio de manhã, passo protetor solar fator 30, espero secar e só aí passo maquiagem.

 

que nem mocinha - dicas ac - produtos

Minha santíssima trindade

Não é porque esses produtos funcionam para mim que eles vão, necessariamente, funcionar para vocês. Por isso, mocinhas, testem! Procurem uma profissional de confiança e ache a rotina que melhor couber no seu bolso e tempo.

Aceite-se, mocinha!

Esse é o melhor conselho que eu tenho para vocês: aceitem seus corpos e o modo como eles funcionam. É isso! Os primeiros dias são os piores. Você fica cansada física e emocionalmente. Mas depois a situação tende a melhorar. Para essa transição ser feita da melhor forma possível, procure uma ginecologista para guiá-la durante o processo. Viver sem hormônios foi uma das melhores decisões que eu tomei. Só depois que eu parei com o anticoncepcional é que eu passei a conhecer de verdade meu corpo e seus mecanismos: como ele me avisa que eu vou ficar menstruada em breve, seus ciclos, como ele reage ao estresse… É uma montanha russa, confesso, mas é um aprendizado diário que me faz ficar mais atenta à minha rotina e como ela me afeta.

É isso, mocinhas! Espero que vocês tenham gostado do nosso pequeno guia. É possível ter uma vida sexual ativa e livre de hormônios. Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe um comentário! Adoramos conversar com vocês <3

3 comments

  1. Fernanda says:

    Oie!
    Adorei o texto! Parei com o ac faz cerca de um mês e por enquanto tudo tá andando bem… senti apenas uma cólica mais forte na última menstruação, fora isso, quase nenhuma mudança (ainda) tão perceptível assim. Queria saber onde vc encontra o sabonete da Lush pra comprar!
    Beijos

Deixe uma resposta