que nem mocinha - dormir sem calcinha - capa
Corpo

Afinal, dormir sem calcinha faz bem?

Por muito tempo, eu achava loucura quando ouvia alguma mulher dizer que dormia sem calcinha. Só a ideia me dava arrepios! Mas aí, mocinhas, eu resolvi ler mais sobre o assunto e até mesmo testar essa “modalidade”. E não é que o resultado me deixou bem serelepe? Vem saber mais sobre porque dormir sem calcinha faz bem para sua saúde íntima:

…Quê?

É normal você estar confusa, mocinha. Uma pesquisa mostrou que 42% das entrevistadas nunca tiram a calcinha na hora de dormir. Esse dado reflete a triste realidade das mulheres, pois nós temos muitas incertezas sobre esses e outros hábitos da nossa saúde íntima. Já falamos algumas vezes sobre a educação sexual praticamente nula que recebemos enquanto criança e adolescentes. O quadro é ainda mais cruel quando se trata das meninas. Não coloca a mão aí, isso não é comportamento de mocinha, sexo só depois do casamento (e só pra ter filhos), e por aí vai…

As consequências? Mulheres que crescem reprimidas sexualmente, sabendo pouco (ou nada) sobre o próprio corpo e que acreditam que sexo serve apenas para satisfazer o parceiro. Parceiro homem, é claro, porque “sexo entre duas mulheres nem é sexo”. 🙄 Enfim, essas são algumas reflexões para outro texto – que, em breve, vai sair –, mas que servem para ilustrar o pouco que sabemos sobre a nossa saúde íntima. Se quiser saber mais sobre como manter uma relação melhor com a sua vagina, leia esse post aqui.

que nem mocinha - dormir sem calcinha - gif 2

O lado bom é que a mesma pesquisa mostrou que uma enorme parte das entrevistadas toparia deixar a calcinha de lado na hora de dormir se soubessem quais seriam os benefícios dessa atitude. Então, chegou a nossa hora de descobrir!

De acordo com especialistas…

A principal vantagem de dormir sem calcinha é que a região íntima fica arejada, o que mantém o equilíbrio da flora vaginal. Isso diminui o corrimento e excesso de suor, evitando a proliferação de bactérias e fungos. Sabe a famosa candidíase? Digo famosa porque aproximadamente 75% das mulheres terão essa infecção em algum momento da vida. Pois bem, ela a-d-o-r-a uma umidade, por isso é mais comum no verão.

que nem mocinha - dormir sem calcinha - gif 1

Dessa forma, dormir sem calcinha deixa a região mais arejada e seca. Isso porque o grande problema, na maioria das vezes, é o material usado na fabricação da calcinha. Tecidos que dificultam a respiração da pele agravam o caso e podem causar incômodos às mocinhas.

Mas e se eu não gostar mesmo de dormir sem calcinha?

Primeiro, é bom lembrar: não é porque você vai dormir sem calcinha que terá o contato direto com o lençol, que pode incomodar algumas mulheres. Eu, por exemplo, uso uma calça ou short mais larguinhos. Mesmo assim você se sente desconfortável? Tudo bem, mocinha. Como eu disse no último parágrafo, o grande tcham está em escolher um tecido poroso, tipo algodão.

E aí, mocinhas, o que acharam desse texto? Vocês são #TeamCalcinha ou #TeamSemCalcinha? Deixem suas respostas nos comentários! 

Esse texto foi revisado pela mocinha Angélica Fontella <3

Thayanne Porto

Jornalista de coração, alma e diploma, encontrou nas palavras o melhor modo de se expressar. Feminista em eterna construção. Apaixonada por livros, séries, drag queens e sua gata Julietta. Acredita que a revolução pode (e deve!) acontecer de dentro para fora - e por que não dentro de quatro paredes? Quer mandar um e-mail? Escreva para thayanne@quenemmocinha.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *