Cuidados durante a menstruação

A menstruação é uma época difícil do mês para muitas mulheres. Afinal, é cólica para cá, cansaço para lá… E, ainda por cima, nós temos que redobrar nossa atenção para a higiene íntima durante esse período. No post de hoje, eu vou reforçar alguns cuidados que nós temos que ter durante “aqueles dias” para evitar maiores dores de cabeça. A higiene íntima é algo imprescindível, tanto para homens quanto para mulheres, pois ajuda a previnir inflamações e irritações na área genital. No período menstrual, nós temos que tomar atenção dobrada, porque o corpo passa por algumas alterações que faz com que o trato reprodutivo seja mais vulnerável a infecções.

Isso acontece porque, durante a menstruação, o pH da vagina fica desequilibrado, a umidade na região aumenta e a descamação do tecido ocorre mais intensamente. Sabe quem fica feliz com isso? Os vírus, bactérias e fungos, que encontram na sua vagina um lugar incrível para eles se proliferarem. Por isso que você, mocinha, tem que redobrar sua atenção durante os “dias de Chico”.

Limpeza

Vamos começar com o item mais óbvio: a limpeza. Não, você não precisa correr na farmácia e comprar todos aqueles sabonetes íntimos — pelo contrário. Muitos especialistas não os recomendam, porque acreditam que, quanto mais se altera o habit da flora bacteriano fisiológica vulva e vaginal, maiores são os riscos e inflamações. O recomendado é que você converse com o seu ginecologista antes de passar qualquer um desses produtos na sua região íntima.

O lado positivo é que, até lá, você pode fazer a sua higiene com dois itens fáceis de encontrar e que são bem em conta: água e sabão neutro. O processo é o mesmo que o feito nos outros dias, porém com mais frequência. Mas como eu sei que nem sempre isso é possível, afinal, passamos cada vez mais tempo longe de casa, é recomendado o uso de lenços umedecidos sem perfumes. E também não precisa exagerar, lavando a região 20 vezes por dia, ok? A vagina tem sua própria proteção e a limpeza em excesso pode enfraquecer o seu pH.

Absorventes

Não importa qual modelo você use, seja ele interno ou externo, é necessário trocar frequentemente, de preferência de quatro em quatro horas. Quem usa o coletor menstrual tem uma “folguinha” a mais: é necessário esvaziar o copinho de seis em seis horas, se o fluxo for intenso, ou de 12 em 12 horas se ele for mais tranquilo. É muito importante trocar, porque assim você vai prevenir a proliferação de microorganismos prejudiciais à sua saúde.

que-nem-mocinha-menstruação

Alguns médicos recomendam o uso do absorvente externo na hora de dormir, mesmo que a mulher use o interno para as outras atividades. Como esse modelo impede que a vagina respire, passar a noite inteira com ele não é o recomendado. A prática pode resultar em infecções pélvicas gravíssimas, então cuidado.

Escolha bem suas roupas

Durante a menstruação, o ideal é que a mulher evite roupas muito apertadas, porque elas podem provocar calor e umidade, tornando a vagina um ambiente ideal para bactérias e irritação. Outra dica boa é o uso de calcinhas de algodão, que permitem a transpiração natural da região íntima.

menstruação - sarah

Amo a Sarah Andersen e vou protegê-la ♥

Ah, e mais uma coisa: nada de nojinho, ok? A menstruação é um processo natural do corpo feminino e deve ser tratada dessa forma. #ficaadica

Deixe uma resposta