Como sair da bad depois do término

Hoje o assunto é um pouco diferente do que estamos acostumadas aqui no Que Nem Mocinha. Em vez de falar sobre sexo, vamos falar sobre… Amor. Ou melhor, a vida após o amor. Sabe aquela bad vibe que bate depois do término de um relacionamento? Pois então, uma das nossas leitoras tá há cinco meses nela e não sabe como sair. Por isso, eu, a guru do amor (#sqn), vou separar algumas dicas de como ela pode superar essa fase. Vem comigo:

Tudo começou quando essa mocinha mandou a seguinte pergunta:

Depois q minha mina me deixou fiquei bem cacos, não tenho vontade de sair de casa, de conhecer outras pessoas, perdi tesão de viver,queria tanto sair dessa bad

Eu perguntei há quantos meses elas terminaram e a resposta foi cinco meses. Antes de ajudarmos a leitora é importante reforçar que é super normal ter uma bad vibe dessas depois do fim de um relacionamento. Afinal de contas, de uma hora para outra, a pessoa com quem você dividiu parte da sua vida já não está mais ali. Por um tempo você não vai conseguir fazer certas coisas ou ouvir determinadas músicas sem lembrar do seu ex ou da sua ex — foram muitas experiências compartilhadas, memórias criadas, que não vão embora tão fácil assim. E, por mais que você sinta o contrário agora, é bom elas não irem embora. Se o relacionamento foi bom e saudável, em breve ele se tornará uma lembrança gostosa de ter.

Porém, nesse exato momento, não é assim que você se sente. Mais uma vez: esse sentimento é normal. Não é fácil superar o término. Essa é, inclusive, minha primeira dica: não se martirize por não conseguir “seguir em frente”. As pessoas sentem em diferentes níveis: algumas com mais intensidade, outras com menos; umas demoram meses para superar e outras precisam de dias.  Não existe uma fórmula certa nesses casos, então não espere ler a resposta para todos seus problemas nesse post. Vou dar dicas que funcionam comigo e com algumas amigas minhas e, se tudo der certo, vai funcionar para você também.

1. Se (re)aproxime dos amigos

Algumas pessoas, quando namoram, acabam se afastando dos amigos. Não sei se é o seu caso, mas, se for, você vai ter que trabalhar um pouquinho a mais. Os amigos são excelentes fontes de distração, conforo e, principalmente, amor — e são essas três coisas que você mais precisa agora. Você disse que não está com vontade de sair de casa  ou de conhecer outras pessoas, e o lado bom é que você não precisa fazer essas coisas. Ligue para aquela sua melhor amiga, que está sempre contigo, e a convide para ir na sua casa. Vocês não precisam falar sobre o término — inclusive, recomendo que não o façam. Conversem sobre qualquer outra coisa: uma série que acabou de estrear, falem mal daquele professor que acha que vocês vivem só para a aula dele, etc. Você precisa distrair a cabeça, e seus amigos são as melhores pessoas para esse momento.

término -- relacionamento

2. Faça um dia de beleza

Essa é uma dica muito pessoal minha: toda vez que eu tô pra baixo (seja por qual motivo f0r), eu gosto de me tratar. E, ao contrário do que as pessoas pensam, um dia de beleza não significa que você vai deixar seu rim no salão como forma de pagamento. Existem vários tratamentos caseiros e produtos baratinhos para você transformar sua casa em um spa. Lembra minha última dica, sobre se reaproximar das amizades? Vocês podem fazer um dia de beleza comunitário, com todas vocês juntas. Além disso, quando eu estou na bad vibe, gosto de vestir roupas que, ao meu ver, são bonitas — ah, e conjuntos de calcinha + sutiã que me fazem sentir sexy e poderosa. São esses pequenos mimos que me fazem ficar mais feliz comigo mesma, e eu super recomendo.

término --

3. Combo Netflix + pipoca

Nessa fase do término, como a própria leitora relatou, é normal não ter vontade de sair de casa. Mas não é porque você quer ficar no conforto do seu lar que você precisar ficar na bad: aproveite esse momento introspectivo para colocar em dia aquela série que há anos você enrola para ver. Ou para fazer uma maratona de filmes (Animais Fantásticos e Onde Habitam estreia esse mês, quer desculpa melhor para rever todos os filmes do Harry Potter?). Estoure uma pipoca ou peça seu sabor de pizza favorito. Se dê um dia para fazer absolutamente nada, só fica rjogada no sofá, vendo filme e comendo besteira.

Se você não faz ideia do que quer ver e tem medo de ver filmes super tristes para aproveitar a deixa e chorar mais um pouco, aqui estão alguns filmes que sempre melhoram meu humor: Legalmente Loira, De Repente 30, Operação Babá, Pequena Miss Sunshine, Intocáveis e Guardiões da Galáxia.

término --

4. Saia para dar uma volta sozinha

Eu sei, eu sei, você disse que não tem vontade de sair de casa. Mas você tem que começar a se “forçar” a isso, senão vai ficar eternamento presa no sofá, vendo TV. Chega uma hora que o feed do Facebook acaba e até o Netflix quer ter certeza se você continua assistindo. Não precisa sair e ficar o dia inteiro fora, pelo contrário. Comece aos poucos: dê uma volta naquela praça que fica perto da sua casa ou visite aquela exposição que você estava morrendo de vontade. E sim, vá sozinha. Durante um relacionamento, nós nos acostumamos a fazer muitas coisas “a dois” e esse término pode ser uma excelente oportunidade para você aprender a estar bem consigo mesma. Isso, inclusive, vai adiantar muito quando você se sentir confortável para seguir em frente: só conseguimos nos relacionar bem com outras pessoas quando estamos confortáveis com nós mesmas. Então saia de casa nem que seja para comprar um chocolate no mercadinho da esquina — ou, se você estiver se sentindo ousada, ir até o shopping tomar um milkshake.

término -- cachorro

Se esse catioro consegue, você também consegue! ❤

5. NÃO ENTRE NO PERFIL DELA

Usei caixa alta e tudo para você perceber o quão importante é essa dica. Ela é tão, tão, tão importante que eu vou até falar de novo: não entre no perfil dela. Não entra na página dela no Facebook, não veja quais foram seus últimos tweets ou quais hashtags ela usou naquela foto no Instagram. Depois do término, nós ficamos tentadas a saber como está a outra pessoa, mas isso só vai piorar a sua situação. O ideal é você ter uma “desintoxicação”, e isso inclui o ambiente virutal. Sei que vai doer, mas minha dica é que você deixe de seguí-la nas redes sociais. Se você não quiser excluí-la do Facebook, tem a opção “Deixar de seguir”, ó:

término --

Vai doer? Vai. Mas é melhor do que você estar de boas no Facebook, passando o tempo e de repende ver uma foto da sua ex — principalmente se for ela com o novo contatinho.

6. Tente algo novo

Como eu disse ali em cima, quando a gente namora, nos acostumamos a fazer coisas em casal — e, muitas vezes, fazemos sempre as mesmas coisas, deixando a rotina se instalar. Não estou falando para você pular de bungee jump (mas, se fizer isso, manda foto para a gente!), e sim de pequenas mudanças no seu dia a dia, que podem ser muito benéficas. Por exemplo, se leve ao cinema! Ou entre em algum site de comida e tente fazer aquela torta de brigadeira que você saliva só de pensar — e não se esqueça de convidar a gente pra provar.

Pode parecer bobagem, mas são essas pequenas atitudes que vão te ajudar a reconstruir a confiança após o término. Quando você menos perceber, vai estar linda, leve e solta por aí. Porém, se passarem alguns meses e você continuar nessa bad vibe, eu sugiro que você procure ajuda profissional, como um psicólogo.

Deixe uma resposta